SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO


Um ambiente de trabalho seguro e sólido, garantindo a segurança e saúde no trabalho é a base da qualidade do emprego. A segurança e saúde ocupacional é um fator-chave que contribui para bem-estar e condições de vida dos trabalhadores (e de suas famílias). O nível geral de saúde e bem-estar tem um impacto no nível agregado para as comunidades em geral. O papel da segurança e saúde ocupacional nos mercados de trabalho é crítica pois tem um impacto significativo na qualidade do emprego e está ligado a uma abordagem mais ampla que envolve dimensões sociais e econômicas, como desempenho econômico, produtividade, consumo e despesa. Assim, o grau em que a segurança e saúde ocupacional são garantidas interfere nos resultados do mercado nos níveis macro e microeconômicos.

Sobre o gerenciamento de riscos é possível afirmar que:

I- seu objetivo não é eliminar todos os riscos, mas sim minimizar as potenciais consequências negativas dos riscos por meio de decisões inteligentes.

II- o departamento de risco não deve ser visto como um centro de custo para a organização. Na verdade, ele cria valor diretamente ao detectar eventos de alta frequência e trabalhar para minimizar perdas repetitivas.

III- uma forte cultura de gerenciamento de risco é benéfico para todas as partes: gerência, colaboradores e tomadores de decisão pois cria uma mentalidade de prevenção e segurança que permeia a organização e influencia as ações de todos os envolvidos.

Está correto o disposto em:


I, II e III.


II, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas.

 

Sobre a temática acima, considerando os conceitos estudados em Saúde e Segurança no Trabalho, relacione as descrições abaixo para que sejam corretamente unumeradas.

 

  1. Acidente típico

 

  1. Doença Profissional

 

  1. Doença do Trabalho

 

  1. Acidente de trajeto

 

 

(__) Situação ocorrida no caminho da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.

 

(__) Situação produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

 

(__) Situação entendida como ataque inesperado ao corpo humano, ocorrido durante a jornada de trabalho. Ocorre em razão de uma ação traumática, conhecendo-se perfeitamente o momento da lesão, ou seja, trata-se de acontecimento brusco, repentino, inesperado, externo e traumático, ocorrido durante a jornada de trabalho.

 

(__) Situação adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

 

Está correta a sequência:

 


II-I-IV-III


IV-II-I-III


I-III-II-I


I-II-III-IV


III-II-IV-I

“Estima-se que doenças e acidentes do trabalho produzam a perda de 4% do PIB global a cada ano. No caso do Brasil, esse percentual corresponde a aproximadamente R$ 300 bilhões, considerando o PIB de 2020”, afirmou Luís Fabiano de Assis, procurador do MPT e cientista de dados.

 

Entre as ocupações mais informadas nos registros estão: técnicos de enfermagem (9%), faxineiros (5%), auxiliares de escritório (3%), vigilantes (3%), vendedores de comércio varejista (3%) e alimentadores de linha de produção (3%).

 

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/01/brasil-e-2o-pais-do-g20-em-mortalidade-por-acidentes-no-trabalho.ghtml

 

 

Sobre essa temática analise as afirmações a seguir:

 

I A segurança no local de trabalho deveria se tornar uma das principais prioridades para organizações em todo o mundo. Como locais de trabalho seguros também são produtivos, os empregadores deveriam buscar novas maneiras de manter seus colaboradores seguros e saudáveis.

 

II Os funcionários apreciam ambientes de trabalho seguros, pois isso é um sinal de que seu empregador se preocupa com seu bem-estar. Portanto, os funcionários que se sentem seguros no trabalho também são mais leais a seus empregadores e permanecem mais tempo em suas organizações.

 

III As empresas que não investem em segurança no local de trabalho desenvolvem rapidamente uma reputação negativa, o que tem um grande impacto na imagem do empregador e nos esforços de atração de talentos. Além disso, os clientes, concorrentes e o público em geral muitas vezes consideram essas empresas como sem responsabilidade legal e social.

 

Está correto o que se afirma em:


I e III, apenas.


I, apenas. 


I, II e III. 


III, apenas.


II, apenas.

A adesão às boas práticas de saúde e segurança e a conformidade com os regulamentos aplicáveis ​​de saúde e segurança são responsabilidade de todos os envolvidos em uma organização. O direito à saúde constitui direito social pertencente ao gênero dos direitos fundamentais (arts. 6º e 196 da Constituição Federal).

 

A busca de uma nova ética de segurança e saúde como pressuposto indispensável para alcançar o trabalho digno e decente é assim sinalizada pela OIT:

 

A Agenda da OIT para o Trabalho Digno constitui uma resposta concreta aos desafios atuais. Entende-se por trabalho digno o direito a um trabalho produtivo em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana. O trabalho digno é indispensável em tempos de crise. O trabalho só pode ser digno se for seguro e saudável. Um trabalho bem remunerado, mas desenvolvido em condições pouco seguras, não é digno. Um trabalho exercido livremente, mas que expõe trabalhadores a perigos para a saúde, não é digno. Um contrato de trabalho equitativo que preveja a realização de tarefas prejudiciais ao bem-estar do trabalhador não é um trabalho digno. O trabalho digno é necessariamente um trabalho seguro.

 

OIT. Saúde e vida no trabalho: um direito humano fundamental. 2009. Disponível

em:

oklet_09-pt.pdf>.

 

Sobre esta temática, considerando os princípios basilares da saúde e segurança do trabalho, analise as proposições a seguir:  a seguir:

 

I - Constituem objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, exclusivamente, a supressão ou redução das normas de saúde, higiene e segurança do trabalho previstas em lei ou em normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

 

II- O princípio da indisponibilidade da saúde do trabalhador se fundamenta na constatação, com matriz constitucional, de que as normas de medicina e segurança do trabalho são parcelas imantadas por uma tutela de interesse público, a qual a sociedade democrática não concebe ver reduzida em qualquer segmento econômico profissional, sob pena de se afrontarem a própria dignidade da pessoa humana e a valorização mínima deferível ao trabalho

 

Assinale a alternativa correta.


A afirmação II está correta, enquanto a afirmação I está incorreta.


As duas afirmações estão corretas, embora a II não seja uma justificativa da primeira.


A afirmação I está correta, enquanto a afirmação II está incorreta.


As duas afirmações estão corretas e a II refere-se a uma justificativa da primeira.


As duas afirmações estão incorretas.

TEXTO 1

 

No mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. De 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros — o que representa uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais nesse período, aponta o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Entre os países do G20, o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho, apenas atrás do México (primeiro colocado), com 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego entre 2002 e 2020.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/01/brasil-e-2o-pais-do-g20-em-mortalidade-por-acidentes-no-trabalho.ghtml

 

TEXTO 2

 

 

 

Com base na temática estudada na disciplina SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO e nos textos apresentados acima, julgue as afirmações a seguir.

 

I- Nota-se que em 18 anos o número de acidentes de trabalho aumentou progressivamente, o que pode ser atribuído ao número de postos de trabalho criados no país.

 

II- Nota-se que embora o número de acidentes de trabalho tenha diminuído nos últimos 5 anos no Brasil, o número de mortes aumentou em relação ao quinquênio anterior.

 

III- Nota-se as políticas adotadas pela comunidade corporativa no que tange à preocupação com a Saúde e Segurança do Trabalhador  nos últimos dez anos têm contribuído para a diminuição tanto do número de acidente quanto de mortes no Brasil.

 

Assinale a alternativa correta.


Apenas a afirmação III está correta.


Apenas as afirmações II e III estão corretas. 


Apenas as afirmações I e II estão corretas.


Apenas a afirmação I está correta.


Apenas as afirmações I e III estão corretas.

Wilson (2000) discute que dividir a ergonomia, causa dificuldades de compreensão do todo, comprometendo até a delimitação da atuação do profissional ergonomista. Afirma que o ideal é que exista complementaridade de compreensão dos indivíduos e suas interações. Assim, estratégias de prevenção/intervenção deveriam focar em 3 níveis.

Assinale a alternativa que os representa:


Níveis social, empresarial e coletivo.


Níveis coletivo, humano e de segurança.


Níveis empresarial, coletivo e de segurança.


Níveis individual, humano e coletivo.


Níveis social, organizacional e individual.

A Indústria 4.0 se concentra em grande flexibilidade e padrões de alta qualidade em processos de fabricação, planejamento, operação e logística. As principais características da Indústria 4.0 são a digitalização e automação dos processos de produção com base na troca automática de dados garantida por ampla interconexão de Tecnologias de Informação e Comunicação, Internet das Coisas e Serviços, Sistemas Cibernéticos Físicos e integração de dados em nuvem. Essas redes complexas, dinâmicas e otimizadas em tempo real apoiam as fábricas na integração de informações em diferentes níveis hierárquicos de um módulo de criação de valor; na interligação inteligente de dados, bem como na digitalização de informações durante todo o ciclo de vida do produto.

 

De acordo com levantamento da ABDI, uma vez que a nova forma de produzir esteja implementada, a estimativa é que haja redução nos custos industriais de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano. Desse total, R$ 34 bilhões/ano viriam dos ganhos de eficiência, R$ 31 bilhões/ano da redução nos custos de manutenção de máquinas e R$ 7 bilhões/ano da redução no consumo de energia. Essa economia e aumento na eficiência dos processos de produção têm o potencial de mudar o quadro do país no cenário internacional, melhorando nossa posição no ranking global de competitividade.

 

https://fia.com.br/blog/industria-4-0/

 

Sobre a indústria 4.0, considerando os conteúdos estudados na disciplina Saúde e Segurança no Trabalho, analise as afirmações a seguir:

 

 

I- Neste contexto é necessário que os trabalhadores estejam envolvidos em atividades mais criativas, interessantes e de valor agregado, tendo a oportunidade de enriquecer qualitativamente seu trabalho, ao substituir tarefas mecânicas por uma maior autonomia e autodesenvolvimento em termos de resolução de problemas.

 

II- Neste contexto é necessário ressaltar que a maior complexidade organizacional envolvida na Indústria 4.0 exigirá condições de trabalho inflexíveis que podem oferecer aos funcionários menor compatibilidade entre suas necessidades de trabalho e suas vidas privadas, bem como entre o desenvolvimento pessoal e profissional.

 

IIII- Neste contexto é necessário ressaltar que a Indústria 4.0 pode tornar o trabalho mais seguro e saudável por meio de análise de risco inicial e contínua, gerenciamento com base em tecnologias de segurança inteligentes e engenharia virtual de monitoramento.

 

Está correto a informação contida em:

 


III, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.


II e III, apenas.

A preeminência dos direitos humanos tem sido crescentemente reiterada. No campo da teoria constitucional mais moderna, por exemplo, propugna-se pela vinculação do poder constituinte originário a uma espécie de reserva de justiça, consubstanciada em princípios como a dignidade da pessoa humana, a justiça, a liberdade e a igualdade, priorizados a partir da DUDH. Conforme ressalta Canotilho "[...] torna-se cada vez mais juridicamente vinculativo o complexo de normas internacionais agrupadas sob o nome de jus cogens, a ponto de este direito vincular o próprio poder constituinte."

 

AMORIM JUNIOR, Cléber Nilson Ferreira. Princípios específicos do direito tutelar da saúde e segurança do trabalhador.  Disponível em: https://jus.com.br/artigos/20695. Acesso em: 13 maio 2021.

 

Nas últimas décadas, muitas novas questões surgiram, refletindo mudanças no mundo do trabalho, fragmentação, dificuldades econômicas, mudanças demográficas, novas tecnologias e, de maneira mais geral, o impacto da globalização. A própria força de trabalho também está se diversificando definindo novos contextos (por exemplo, vigilância da saúde, monitoramento do local de trabalho, intervenções para prevenir riscos à saúde, avaliação da capacidade de trabalho dos funcionários, exames de saúde pré-contratação, avaliações de risco, reabilitação de trabalhadores com distúrbios de saúde , etc.). Nessa perspectiva assinale a alternativa correta quanto aos princípios que respaldam a Saúde e Segurança no Brasil.

 


As normas internacionais mais recentes estão apontando que o primeiro que deve ser considerado no ambiente de trabalho é o homem e que a atenção à equipamentos, condições de trabalho e os métodos de produção pode ser desconsiderada.


As normas internacionais mais recentes estão apontando que as exigências da produção, o desenho dos equipamentos, a velocidade das máquinas e o aumento da produtividade devem prevalecer para uma gestão voltada para saúde e segurança do trabalho.


As normas internacionais mais recentes estão apontando a necessidade de adaptar o homem ao trabalho, enquadrando-o às exigências do serviço.


As normas internacionais mais recentes estão apontando que o primeiro que deve ser considerado no ambiente de trabalho é o homem, depois é que se acrescentam os equipamentos, as condições de trabalho, os métodos de produção.


As normas internacionais mais recentes estão apontando que nos descompassos entre o trabalhador, as máquinas e o ambiente de trabalho, acaba sempre perdendo o trabalhador, que é facilmente substituído como mera engrenagem de um sistema.

Acerca dos acidentes de trabalho, selecione a opção correta considerando V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.

(   ) As causas dos acidentes de trabalho são apenas humanas.

(   ) O acidente de trabalho é causado por um dos seguintes motivos: ato inseguro, condição insegura ou fator pessoal de insegurança, nunca pelos 3 juntos.

(   ) Fator pessoal de insegurança é o que podemos chamar de “problemas sociais/pessoais” do indivíduo e que agindo sobre o trabalhador podem vir a provocar acidentes.

(   ) Com o avanço da tecnologia diminuíram o esforço físico, movimentos repetitivos e as doenças ocupacionais.

(   ) As doenças ocupacionais são as doenças do trabalho ou profissionais.

Assinale a sequência correta : 


F,F,V,F,V.


F,F,V,V,V.


F,F,V,F,F.


F,V,V,F,V.


V,V,V,V,V.

Quanto à realização de melhorias no ambiente de trabalho, julgue as assertivas a seguir:

 

I.        aumento do absenteísmo;

II.       aumento da produtividade;

III.      redução de acidentes e doenças ocupacionais;

IV.      melhora do relacionamento entre a empresa e o empregado.

 

Assinale a alternativa que corresponde a benefícios proporcionados pela realização de melhorias no ambiente de trabalho:


II, III e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


II e III, apenas.


I, II, III e IV.

Páginas: 1234